quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma explicação

Tendo começado por procurar os clubes que alguma vez andaram pelo futebol nacional, acabei por "descobrir" o futebol concelhio, dei com muitos no INATEL, e topei com centenas que nunca sairam do seu recanto distrital. Pesquisei centenas de jornais, e deparei-me com dezenas de histórias de vida interessantes. Por isso que tenha decidido fazer este blogue, que encerra o ciclo de pesquisas sobre quase 100 anos de futebol e milhares de colectividades, que deviam ter um lugar perene na memória colectiva. Este é um mínimo contributo, já que muita dessa memória é, por certo, irrecuperável.
Mas neste percurso deparei-me com muitas e diversificadas ajudas, que é obrigatório que fiquem aqui registadas.
De forma cronológica, tenho de referir a preciosa ajuda do Adalberto Sousa, que me deu muitos logos, listagem de centenas de clubes, códigos federativos, datas de fundação, e outra informação que aqui (e nos 3 blogues anteriores) fica. É um co-autor dos blogues, e é expectável que os assuma em pleno.
Surgiu depois o rigor e correcção da informação prestada, pela lupa do Paulo Claro, profundo conhecedor do futebol federado. Talvez sugestionado por esta informação que aqui se ia acumulando, surgiu o Victor Moreira, com muitas das fotografias dos campos de jogo, colhidas de norte a sul.
O futebol de Castelo Branco é enriquecido na informação pela ajuda de Rui Farinha, e o mesmo acontece com o ocorrido em Lisboa, especialmente em Sintra, com a ajuda de Rui Lopes (em http://www.sintrasport.pt/)
Espero continuar a contar com estas ajudas, e com outras que por certo chegarão, para que estes blogues referenciem todos os que estiveram nesta extraordinária viagem.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bom, Tenho 34 anos (2010) e nunca pensei que alguem tevesse o cuidado de criar uma base de dados muito importante para o futebol Portugues.Parabens

Anónimo disse...

Os meus parabéns, grande trabalho, tenho aqui uma indicação de uma equipa http://www.sobreira.net/sobreirense/imagens/cartao_antigo.jpg
Se der para ajudar, fica aqui a informação.

Victor Sousa disse...

Obrigado. Pelo cumprimento e pelo contributo. O clube em causa é um dos históricos do futebol português, e o atleta é um dos fundadores do clube, que nasceu nesse ano de 1930.
Este ano tive oportunidade de fotografar o plantel, num jogo em Quires, Marco.

Filipe Dias disse...

Viva, antes de mais, os meus parabéns pelo fantástico trabalho aqui efectuado. Não conheço outro espaço na Internet onde se consiga arranjar tanta informação nos campeonatos realizados por este país.
Sou responsável por um blogue do FC Infesta (www.fc-infesta.blogspot.com) e tenho aqui muita informação que necessitava para saber mais um pouco da historia do meu Clube do coração.
Um bem haja ao criador deste blogue...

Cumprimentos...

Victor Sousa disse...

Obrigado, Filipe Dias.

O meu objectivo foi a criação de uma base de dados, com os clubes portugueses. Mas deparei-me com tanta informação ao consultar jornais, que decidi dar deles conhecimento, pois seria pouco próprio guardá-la só para mim.
Que lhe sirva de algo, é uma satisfação.
Se quiser, e porque procura um clube específico, posso mandar-lhe um ficheiro Excel com o percurso do clube.
Indique-me um mail.