sábado, 6 de dezembro de 2008

Aveiro, 1924

Campeonato 1924/25

1ª Zona

Atlético Clube Cucujães
Sporting Clube Espinho
Recreio Sport Oliveirense

2ª Zona

Associação Desportiva Sanjoanense
Sporting Clube Bustelo
Sporting Clube Oliveirense

3ª Zona

Associação Desportiva Ovarense
Clube Galitos Aveiro
Sport Anadia
Sport Clube Beira Mar

4 comentários:

Anónimo disse...

O Espinho neste ano participou nos campeonatos da AF Aveiro e AF Porto?

Victor Sousa disse...

revistos os levantamentos, faltava a Ovarense, mas o Espinho está nos dois campeonatos. Há erro, evidentemente, mas só a corrigir depois de voltar a ver os jornais da época.

Victor Sousa disse...

O Espinho passa a Aveiro, mercê da sua localização nesse distrito, e como consta de carta que enviou ao jornal Comércio do Porto, no início da época, e onde é possível ver que continua contudo, a fazer jogos (categorias inferiores) com equipas da associação onde esteve quase 10 anos, muito embora não oficiais.

eduardo rocha disse...

neste 1º- campeonato participou o PAÇOS DE BRANDÃO FC, fundado em 1922, que participou em 3as categorias , perdendo contra o SP. Espinho por 2-0 e por não possuir campo com medidas regulamentares , não podia competir... Devido a este facto o clube suspendeu as actividades começando só em 1930 a competir com novo campo Amoreiras. O primeiro campo denominava-se de Campo da Feira dos 7.

Foi em 1924 que os diversos clubes existentes entenderam adequado criar uma associação distrital de futebol.

Então em Setembro reúnem-se no Clube Galitos os diferentes delegados dos clubes, que em sucessivas reuniões estabelecem os Estatutos e os Regulamentos das provas. Fica a presidir Mário Duarte (pai). Abrem-se as inscrições e são 10 os clubes que se perfilam em 1ªs categorias. 13 estão nas segundas, e 6 nas terceiras.

Como a Associação estabelece que serão cinco os clubes no campeonato principal, determina-se um campeonato de Iniciação para escolher 2 clubes, que se juntarão aos isentos, Galitos, Beira Mar e Espinho.



Iniciada a prova, logo surgem diversos contratempos. Jogos adiados, suspensos, protestados. Então a assembleia-geral decide anular a prova de Iniciação, a jogar em eliminatórias. Organiza o campeonato distrital que será dividido em zonas e séries.

Nas primeiras categorias estão:

- Associação Desportiva Ovarense

- Associação Desportiva Sanjoanense

- Clube Galitos

- Sport Anadia

- Sport Clube Beira Mar

- Sport Clube Cocujanense

- Sporting Clube de Bustelo

- Sporting Clube de Espinho

- Sporting Clube Oliveirense

- União Desportiva Oliveirense.

As terceiras categorias apresentam um Sport Clube D’Ovar, sendo que o Paços de Brandão Futebol Clube joga as segundas.